Imagem capa - 8 reflexos do bebê por Mariana Maria Gomes Ferreira Teixeira
Bebês

8 reflexos do bebê

Os reflexos começam ainda na gravidez, e duram até o sétimo mês. Nesse post iremos explicar um pouco melhor sobre alguns dos principais reflexos e o porquê deles ocorrerem.

  

Você já percebeu quando toca na mão de um bebê ele fecha os dedos? Ou quando encosta na bochechinha dele ele procura o peito para mamar? Pois bem, esses são dois exemplos do que são os reflexos de um recém nascido. Eles acontecem porque o cérebro ainda está em formação, e por isso todas as suas reações são instintivas. Todos esses movimentos involuntários são super importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Abaixo, listarei alguns dos principais reflexos:

 

Marcha 

 Esse reflexo ocorre quando se segura o bebê de pé pelo tronco, com os pés no chão. Quando inclinado um pouco para a frente ele inclina o pé, dando a impressão de estar andando. Esse reflexo é o primeiro a desaparecer, entre o primeiro e o segundo mês de vida.

 

Preensão palmar e plantar 

A preensão palmar nada mais é quando você encosta seu dedo dentro da mãozinha do bebê, ele fecha os dedinhos instantaneamente.

A preensão planar ocorre da mesma maneira, mas dessa vez nos pés.

Apesar de serem parecidos, cada reflexo desaparece em um momento da vida do bebê: O palmar entre quatro e seis meses e o planar nos quinze meses de vida.

 

Reflexo de procura

 Aqui, quando encostamos nas bochechas ou em volta da boca do bebê, ele começa a virar a cabeça para o lado a fim de procurar o peito da mãe para mamar. Esse reflexo dura até os quatro meses.


Reflexo de moro

 O reflexo de moro ocorre quando o bebe se sente assustado ou desequilibrado. Com isso, ele joga a cabeça para trás, estica a perna e o braço, e em seguida, os fecha contra o peito. Podem ocorrer quando ele ouve um barulho alto ou com algum movimento inesperado. Este reflexo desaparece por volta dos dois meses de idade.


Reflexo de Galant

 Quando passar a mão nas costas do bebê, ele vai arquear para um dos lados do corpo, lado que foi sentido o movimento. Ele desaparece por volta do dois meses de idade.

 

Reflexo tônico-cervical 

Esse reflexo ocorre quando o bebe está deitado e vira a cabeça o para o lado. Ele estica o braço que está localizado onde a cabeça está virada e o outro ele dobra, como se ficasse em posição de esgrima. Ele desaparece por volta do quarto mês.

 

Sucção

 Lembra do seu bebê chupando o dedo ainda dentro da sua barriga? Então, esse reflexo aparece mesmo antes de nascer. Ele acontece quando algo, como o peito, mamadeira ou chupeta, encostam no céu da boca do recém nascido, fazendo com que ele comece a sugar. Ele desaparece por volta do segundo mês, quando a sucção vira um movimento voluntário.


Babinski

Este último reflexo aparece quando apertam firme a sola do pé do bebê. Involuntariamente ele vai esticar os dedinhos do pé, enquanto o dedão se movimentará para cima, em direção ao peito do pé. Esse reflexo pode desaparecer nos doze meses de vida, apesar de ser uma reação normal até os dois anos.  

 

 

Observe você também esses reflexos. Para um fotógrafo newborn entender desses principais reflexos o ajudarão a fazer uma sessão confortável para o bebê e, principalmente, segura.

Gostou do post? Comente aqui embaixo e visite outras publicações e conheça um pouco mais sobre o meu trbalho. Você vai adorar.

Referências:

 

https://blog-pt.kinedu.com/entenda-os-reflexos-dos-recem-nascidos/]

 

https://www.sanarmed.com/reflexo-de-moro-e-outros-reflexos-primitivos-do-recem-nascido-colunistas

 

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI3349-15591,00.html

 

https://br.guiainfantil.com/materias/bebes/recem-nascido/os-reflexos-do-recem-nascido/