Imagem capa - 10 cuidados com os bebês após o nascimento por Mariana Maria Gomes Ferreira Teixeira
Bebês

10 cuidados com os bebês após o nascimento

A gravidez é um processo maravilhoso, e poder gerar um filho é algo único. Mas quando somos mães pela primeira vez, temos muitas duvidas a respeito dos cuidados com o filho. Abaixo listei alguns dos principais cuidados nos seus primeiros meses de vida.

 

- Temperatura

A temperatura normal dos bebês é a mesma que a dos adultos, entre 35° a 37°, porém eles ainda não tem a capacidade de controlar a temperatura corporal. Por isso, é importante agasalhar de acordo com a temperatura ambiente, para que ele não fique com frio ou não sofra de super aquecimento.


- Sono e hora de dormir

 Um recém nascido costuma dormir várias vezes por dia, podendo chegar a 20 horas de sono e em horários irregulares. Há atualmente muitos aplicativos, além de outras possibilidades, como o som o útero, para acalmar o bebê e fazê-lo adormecer.

Para dormir, a melhor posição para o neném é de barriga para cima, até pelo menos o quinto mês. Na cama não é recomendado haver assessórios que possam sufocá-lo.


- Banho do bebe

 Primeiramente, como a pele do bebê é sensível a temperatura, certifique-se de que a água está morna, a aproximadamente 36°. Uma forma de saber se está confortável é testar com a parte de trás do seu punho ou no cotovelo. Antes do cordão umbilical cair, o mais indicado é dar um banho com esponja, assim evita que ele fique molhado.

Certifique-se de que todos os produtos estão perto (sabonete líquido de glicerina hipoalergênico, toalha, algodão, esponja, fralda e roupa). Em uma surpefície plana, com uma bacia em cima e mantendo o bebê agasalhado, lave cada parte do seu corpo com cuidado, secando em seguida. A cabeça é a primeira parte a ser lavada.

Quando o cordão umbilical cai, o bebê poderá tomar um verdadeiro banho na sua banheira. Cerca de 5 centímetros de água já é o suficiente. Com tudo o que foi listado anteriormente perto, segure o seu pequeno com firmeza. É muito importante que tenha alguém ao lado para ajudar no banho. Lave e tire qualquer sujeira em todas as partes de seu corpo, segurando sempre a cabeça e as costas dele.  

Se seu bebê já tem cabelos, lave com o shampoo suave de bebê. Ele é lavado por último.


- Amamentação

Muitos especialistas defendem a amamentação de três em três horas, porém o bebê não tem um horário certo para mamar, então é importante amamentá-lo quando ele demonstra fome.

É importante, após o recém nascido mamar, colocá-lo para arrotar. Não há um tempo certo para isso acontecer, mas para facilitar, coloque o neném na posição vertical, segurando no seu corpo, e dê tapas leves nas suas costas. Se por acaso não arrotar, ele deve ser colocada sobre o lado direito, sempre com a supervisão de alguém.


- Cordão umbilical

A base (mais próxima da pele) do coto deve ser higienizado com álcool 70% a cada troca de fraldas ou após o banho. Ele costuma cair até o 15° dia de vida do bebê.


- Trocar a fralda

 O ideal é trocar a fralda do seu pequeno sempre que ele evacuar ou fazer xixi. Também pode colocar um momento ideal para mudá-la, como antes ou depois de se alimentar, por exemplo. E antes de dormir é muito importante mudar  para que o bebê durma seco e limpinho.  


- Posição no colo

 Como nesses primeiros meses o refluxo é normal, é necessário que, no colo, o bebê fique sempre com a cabeça mais elevada que o corpo. A cabeça deve sempre ser segurada pelas mãos, pois os pequeninos ainda não tem força para se sustentar.


- Aliviar as cólicas

Dolorosas e uma das principais causas do choro dos bebês, as cólicas aparecem geralmente após o décimo quinto dia de vida e podem durar até o terceiro mês.

Alguns dos sinais que os nenéns dão, além do choro, são: Eles arqueiam as costas, ficam com a barriguinha cheia e dura, encolhem as pernas, se espremem e podem até ficar vermelhinhos ou roxos.

Muitos pediatras já prescrevem remédios para aliviá-las. As massagens são muito eficazes caso o ainda não tenha medicamento prescrito pelo especialista, ou se a dor não aliviar. Algumas como: fazer bicicleta com as perninhas ou massagem no abdomem com movimentos suaves e circularem podem ajudar. Elas serão explicadas com mais profundidade no próximo post.


- Mamadeira e chupeta

É muito importante sempre higienizar a mamadeira e a chupeta após o seu uso. Para isso, lave com água e sabão e depois ferva durante cinco minutos no fogão, para esterelizá-los. Se caso a chupeta cair no chão, sempre lave antes de devolver ao seu bebê.


- Banho de sol

O sol é sempre indicado, até aos recém nascidos. Mas também há cuidados. No máximo 15 minutos, e só nas perninhas. No corpo todo não pode passar de 5 minutos. Sempre evitando o horário entre 10 da manhã e 4 da tarde.



Esses são só alguns dos cuidados com o seu bebê no seu primeiro ano de vida. Gostou? Deixe seu comentário. Vou adorar recebê-lo.

Obrigada.

 

Referências:

 

https://www.minhavida.com.br/familia/materias/18735-como-saber-se-o-bebe-esta-sentindo-frio-ou-calor#:~:text=A%20temperatura%20normal%20do%20corpo,at%C3%A9%20manter%20sua%20temperatura%20normal.

http://nomundodamaternidade.com.br/2016/08/guia-de-cuidados-com-o-bebe-recem.html

https://www.pampers.com.br/recem-nascido/cuidados

https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/cuidados-com-os-bebes-nos-primeiros-meses-de-vida/

https://bebe.abril.com.br/saude/18-cuidados-essenciais-para-os-recem-nascidos/

https://www.nestlebabyandme.com.br/dicas-de-como-aliviar-colica-em-bebes-e-recem-nascidos?gclid=EAIaIQobChMI7_CN2LvV6gIVkQ-RCh3rhQk2EAAYAiAAEgKY1vD_BwE

https://soumamae.com.br/quando-devemos-trocar-a-fralda-do-bebe/